PROGRAMA POROROCA


Instituto Casa de Criadores


semear de si







Para a criação desse trabalho eu tive que voltar. Voltar ao que me fez me interessar por moda, voltar para lugares de um passado já esquecido e para aqueles que me antecederam. Mas, também vi e projetei no futuro. Com a força e sobre as direções daquele que guia meus caminhos. Num movimento de dentro, fora, dentro.

Cael Rodrigues
@_cael.r
Direção criativa: Cael Rodrigues @_cael.r // Coordenação e produção executiva: Cael Rodrigues // Edição: Cael Rodrigues // Locação do espaço: Ateliê de Amangelo Prateado @amangeloprateado //





Para a materialização do vídeo, elegi, como tema central, a criação.
Busquei a representação do processo criativo a partir de uma analogia entre a árvore frutífera e o corpo humano criativo. Nessa analogia, a semente seria a inspiração que é nutrida pelas vivências do indivíduo, por trocas com o outro, pela fricção dos mundos e pela ancestralidade e, a partir dessa nutrição, germina em possibilidade criativa.
Outros elementos na composição dessa analogia foram o sangue e a seiva que representam justamente esse lugar de transporte de nutrientes, possibilitando o próprio processo criativo.
Por fim, outro componente muito presente no vídeo é o vermelho, que utilizei como uma forma de traduzir o ímpeto e energia iniciadora que é inerente à criação.

Camila Branco
@camila_branco
contatocamilabranco@gmail.com medium.com/@camilabranco
Direção criativa: Camila Branco @camila_branco // Roteiro: Camila Branco // Texto e voz: Camila Branco // Coordenação e Produção Executiva: Rafael Nishita @molotovbakudan // Edição: Rafael Nishita @molotovbakudan //





Não sei para você, mas para mim o vermelho sempre foi uma cor difícil de usar, de me envolver e me relacionar como acessório ou vestimenta. A Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal me trouxe para o Instituto Casa de Criadores com a vontade de me munir com mais ferramentas para entender o questionamento que intitula nosso curso: QUAL MODA PARA QUAL MUNDO? No vídeo conto um pouquinho do processo de consultoria e do meu desabrochar para o vermelho.

Camila Gil
@kmila.gil
kmila.fsouza@gmail.com
Direção criativa: Camila Gil @kmila.gil // Roteiro: Camila Gil // Maquiagem: Camila Gil // Styling: Camila Gil // Coordenação e Produção Executiva: Camila Gil // Edição: Camila Gil //





O vídeo foi elaborado por Carlos Átilla, fundador da Agô Go Aiyê, como trabalho de conclusão do Curso, Qual moda para qual mundo?, da Casa de Criadores, em 2022. Construiu o texto que narrou no vídeo a partir dos temas abordados nas aulas do mesmo. Utilizou imagens de ensaios fotográficos da marca realizados entre 2018 e 2021.

Carlos Átilla Agô Go Aiyê
@ago.raiz
contato@agoraiz.com
www.agoraiz.com
Produção e direção: Agô Go Aiyê | @ago.raiz | www.agoraiz.com // Modelos: Alda Souza, Carlos Átilla, Lais Oliveira, Raquel Neves,  Vitória, Bruna Rabelo // Maquilhagem: Havata Serena // Fotógrafos: @fafa.fotografia | @fagundesfotografia // Trilha Sonora: InspectorC // Carlos Átilla: vídeo, texto e voz




Mulher preta, mãe, pedagoga afro educadora, natural de Santo Amaro Recôncavo Baiano, pedagoga que nas suas criações e desconstruções busca alcançar o outro através de suas criações manuais, seu artesanato, suas afro criações. Como diz MARTINÁLIA "PRETINHOSIDADES".

Carla Santana
@ela_acessorioss




Amo a vida, namoro a morte. Como dobrar a morte? Como despossuir a violência? Como partir da violência para brincar de imaginar novos mundos?
Cinthia é mãe,  mulher guerreira,  que diante das peripécias da vida não deixou de viver e sonhar.  Mesmo nas intercorrências caóticas se permitiu se reconhecer e conectar com a experiência de estar aqui.

Cinthia Andrade
@cinthi__a|
@reusebre_cho




CLIQUE PARA ACESSAR MATERIAL COMPLETO